Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de Alagoas

BR 104, s/n, Km 85 - Zona Rural - CEP: 57100-000, Rio Largo/AL 

A partir dos anos 60 começa a discussão de uma organização de estudantes latino-americanos de agronomia. Este processo ainda era restrito pelas ditaduras militares e essa discussão só foi retomada nos anos 80. Em 1989, durante o XIII Festival Mundial da Juventude, realizada na República Popular da Coréia, sete países latino-americanos se comprometem com a realização do primeiro Congresso dos Estudantes da América Latina e do Caribe de Agronomia – o CLACEEA. Isso foi feito na cidade de Pelotas, Brasil, em 1991, um ano após o segundo CLACEEA é realizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, um evento que foi fundada a    Confederação do Caribe e dos Estudantes Latino-americanos de Agronomia – o CONCLAEA.

A confederação Nasce como um movimento estudantil de agronomia comum, que luta pela transformação da educação agronômica, defesa e construção de universidade pública, autônoma, democrática e de qualidade, a soberania e estando em relação com os movimentos sociais.

Ao longo desses anos, a CONCLAEA vem tentando consolidar-se e crescer. Levantando bandeiras do movimento estudantil e buscando maneiras de se envolver com os setores populares.

No ano de 2019 o 62° Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia - CONEA irá acontecer em conjunto com o XXIV - Congresso Latino-Americano e Caribenho de Entidades Estudantis de Agronomia - CLACEEA. 

Pela primeira vez o Estado de Alagoas irá receber o Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia do Brasil que será realizado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas e que também irá sediar pela primeira vez o Congresso Latino-Americano e Caribenho de Entidades Estudantis de Agronomia fora da Região Sul do Brasil, sendo assim o primeiro estado das Regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste a receber esse Encontro.

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social