Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de Alagoas

BR 104, s/n, Km 85 - Zona Rural - CEP: 57100-000, Rio Largo/AL 

O Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia - CONEA, é o Fórum máximo dos Estudantes da Agronomia do Brasil e se caracteriza por ter um cunho integrativo onde os Estudantes discutem questões inerentes ao curso, a conjuntura nacional, a situação agrária e agrícola regional e nacional, a educação, entre eles, avaliando e apontando perspectivas, com o intuito de apresentar propostas e formas de encaminhamentos que visem solucionar os problemas levantados no evento. Serve também, para despertar o senso crítico, haja visto seu alto nível em termos dos temas abordados e da forma participativa que acontece.

Aliado a isto, a troca de conhecimentos técnicos-científicos permitem avaliar a influência das diversas escolas de Agronomia no desempenho da Agricultura em seus respectivos estados e no contexto nacional.

Outra característica fundamental do CONEA é a integração artístico-cultural entre as escolas que participam do evento, que permite um conhecimento maior das culturas regionais. Finalmente, o CONEA é a maior oportunidade para que os Estudantes de Agronomia possam avaliar o desempenho de suas Entidades Estudantis e traçar um projeto que vise melhorar cada vez mais a atuação das mesmas.

Atualmente, o CONEA recebe a participação de cerca de 800 Estudantes (36° CONEA -450 Estudantes; 36° CONEA - 817 Estudantes; 37° CONEA - 450 Estudantes; 38°CONEA -± 700 Estudantes; 39° CONEA -± 600 Estudantes), sendo, portanto, um dos maiores eventos universitários do Brasil. Além dos Estudantes de Agronomia, há também a participação de Entidades representativas dos Engenheiros Agrônomos, entidades estudantis da América Latina e outras Entidades e Instituições da comunidade em geral que são convidadas.

O Congresso consta de painéis, grupos de discussões, sessões plenárias, oficinas, apresentações culturais, uma manifestação na rua (chamado “Ato Público”) entre muitos outros, que serão norteadas pela temática central do congresso, a qual sempre é definida pelo coletivo dos Estudantes em Plenária Nacional de Entidades de Base - PNEB, que se realiza geralmente na páscoa de cada ano.

Na Plenária Final são eleitas as novas Coordenações Nacional e Regionais da FEAB, são apresentadas e votadas as propostas oriundas dos grupos de discussão e/ou das reuniões plenárias e determinado a sede do próximo CONEA. Na Plenária Final todos os congressistas tem direito a voz, inclusive os que não sejam Estudantes de Agronomia. Porém, votam apenas os delegados de cada escola. Os delegados são escolhidos por votação direta em cada escola ou por indicação de assembléia local dos Estudantes (observando quorum estatutário) e obedece a proporcionalidade de três delegados para os primeiros 100 Estudantes, mais um para cada 100 ou fração (conforme estatuto).

No ano de 2019, o 62° Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia (CONEA) irá acontecer em conjunto com o XXIV Congresso Latino-Americano e Caribenho de Entidades Estudantis de Agronomia (CLACEEA) no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, onde ambos serão realizados pela primeira vez no Estado de Alagoas e fora do eixo sul do Brasil, sendo o primeiro estado das Regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste a sediar esse encontro.

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social